sábado, 5 de setembro de 2015

Tese 4 As leis do Templo não eram sumárias.

As leis do Templo não eram sumárias

De todos os temas a ser apresentado neste espaço, o principal é relacionado com a leis ligadas ao santuário, assim nas teses posteriores você poderá entender isto mais claramente.

Por mais intima que seja a sua relação com seus amigos verdadeiros, existe limites a serem observados. Estes limites você poderia chamar de leis do relacionamento. As leis do relacionamento são defendidas por Deus e bem definidas na palavra de Deus. "Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém."  (Deuteronômio 27 : 17)

Mas o que seria um limite? O limite é uma fronteira natural estabelecida voluntariamente, ou circunstancialmente sob a direção de Deus.
Para você não ser sentenciado como um maldito, você precisa entender que; nenhuma lei é sumária, imaginando que um ponto da lei, ou outro, deva ser vista de forma  resumida, do contrário você é um candidato em potencial para ser visto como maldito. No mundo cristão existe assim como em outras sociedades, pessoas que não se enquadram como malditas. E qual seria o motivo? Entendem que as leis de Deus não são sumárias. Não devemos olhar as leis de Deus de forma precipitada ou resumida.
Quero apresentar a você um ponto, ainda que exite outros em que na palavra de Deus, e que as leis foram analisadas dentro do contesto de vida das pessoas envolvidas, mesmo que seu ato a principio seria de transgressão das leis.

"E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não lhes era lícito comer, senão só aos sacerdotes?"

Aqui esta um exemplo clássico: Davi comeu o que era proibido e consagrado, não todos os dias em que desejou comer, mas somente em uma emergência. O sacerdote ou mesmo Deus que vigiava o templo foi observador da lei ou legalista ao ceder o pão consagrado?  É claro que o sacerdote ou Guardião do templo, era um defensor da lei, e julgou a favor de Davi.   Em algumas situações a lei diz não, mas sua leitura deve ser sim, mesmo quando a lei diz não.
Mas onde estava a brecha na lei para o sacerdote autorizar Davi comer e levar o pão para os  seus aliados? Não deveria ele dar exemplo como um  observador da lei?

A brecha na lei se encontra na palavra de Deus.
"Porque eu quero a misericórdia."  (Oseias 6 : 6)
"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero."  (Mateus 9 : 13)

Este era o principio de todo sacerdote equilibrado, entender que a lei e a misericórdia, não poderiam estar separada uma da outra.
Mas resta saber o que é misericórdia?
Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (compaixão) + cordis (coração).  Assim, pode-se entender literalmente misericórdia, como "coração compadecido".

Que tipo de pessoa realmente observa a lei e apresenta juízos aceitáveis ? Aqueles que são misericordiosos, do contrário não seria um observador da lei, mas sim um legalista. Assim resta saber o significado de legalista.
Legalista: Aquele que observa rigorosamente o texto da lei, sem fazer nenhuma interpretação jurídica, mas tão-somente gramatical, sem atender à intenção e ao espírito do legislador.

Você notou que ser observador  da lei é ser juiz misericordioso , é  ter a visão da lei conforme o Espírito do Legislador?

 "A justiça e a misericórdia devem andar de mãos dadas". F O pag. 30


 "A justiça e a misericórdia se beijão". Salmo 85:10

Quando analisamos a lei apenas no aspecto gramatical ou jurídico, não apresentamos ao mundo o caráter de um Deus misericordioso, mas sim legalista.

As leis de Deus, são apresentadas na sua palavra, para refletir o Seu caráter, e o seu caráter, à Sua misericórdia.


Mas o que seria uma lei? Lei seria uma junção de normas dadas que foram impulsionadas  pela misericórdia. Assim, não foi a lei que levou Deus ser misericordioso, mas a misericórdia de Deus levou-O a estabelecer leis no Universo.
Jesus também afirmou:
"O sábado foi feito por causa dos homens e não os homens por causa do sábado".
Assim as leis foram estabelecidas pela misericórdia de Deus, pensando no melhor para o homem, não pensando no melhor para o sábado. O sábado nunca será maior que as criaturas de Deus, assim como os mandamentos restantes.
Deus não precisa de homens a cumprir Sua lei para que ela seja justa ou perfeita, mas homens precisam da lei para exercerem  a misericórdia, nisto consiste o principio de toda lei.

Sendo assim, se o principio da lei é revelar o quanto Deus se preocupou conosco, então a lei revela um Deus misericordioso, e não leis sumárias. Se a lei é fruto da misericórdia, como não andariamos  na misericórdia e a justiça juntos?
A misericórdia e a lei  não nasceram juntas, se é que podemos dizer assim, foi por causa da misericórdia que passou existir leis.
 As leis baseadas no amor sempre existiu, antes mesmo dos homens passarem a existir Suas leis já estavam em vigor em todo Universo. A misericórdia de Deus as estabeleceu, mesmo antes do pecado existir, assim concluímos que a misericórdia de Deus estabeleceu limites que hoje damos o nome de leis. Muitas vezes as pessoas preferem dizer, "o amor de Deus é o fundamento destas leis".
Logo falarei sobre estes pontos referente a misericórdia em uma postagem posterior.


Tenha um bom dia!

Edição redigida. 15/10/2016





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